Retorno da Sombra V
Magia
Propor um sistema de magia que funcione dentro da temática de O Senhor dos Anéis é sempre uma tarefa desafiadora. Por um lado, a ambientação de Tolkien apresenta uma magia sutil. Por outro, existe uma demanda por parte dos jogadores que curtem jogar com magos. Como Retorno da Sombra resolve o impasse? Primeiro, indo direto ao ponto, explico a regra. Depois disso, aponto algumas questões que informaram as decisões que tomei.
O personagem de Retorno da Sombra capaz de utilizar magia é o Sábio. Relembrando, estas são as habilidades da classe:
Sábio
Motivação: conhecimento, riqueza, status.
Atributos: 3d6+2 para Presença. 3d6–2 para Força.
Arauto dos Povos Livres: conjunto de conhecimentos culturais dão ao sábio +2 para testes de Presença sociais.
Magia: pode utilizar Magia.
Estudioso: faz testes com +2 para tarefas que envolvem sua profissão (além da vantagem em testes relativos às suas profissões).
Agora, vamos à lista de magias.
MAGIAS
1-Truque simples: manipular fumaça, elevar um pequeno objeto do chão, criar uma pequena faísca. Pequenos truques mágicos que podem ter algum benefício narrativo ou até prático.
2-Consultar o vento: faz 3 perguntas ao vento. As respostas são sempre “sim” ou “não”.
3-Compreender animais: entende animais por d20 minutos como se falasse com uma pessoa.
4-Cura: alvo recupera d8+nível do mago em PVs. É preciso que o mago seja capaz de tocar o alvo.
5-Visão do Perigo: encontra armadilhas e ameaças por 2d10 minutos.
6-Criar Luz: ilumina a ponta de objeto de madeira ou metal por 3d10 minutos.
7-Trancar: tranca uma porta magicamente por 2d10 minutos.
8-Sono: 3+Presença do mago níveis de criaturas testam contra DR+Presença do mago ou dormem por d10 horas em sono profundo ou até serem acordadas.
9-Clarão: clarão de luz cega 5+Presença do mago níveis de criaturas por 2d10 minutos.
10-Golpe mágico: alvo recebe um golpe de energia mágica. Dano d8+Presença do mago. Pode ser utilizada para ataques à distância.
11-Arremesso mágico: alvo testa contra DR 10+Presença do mago ou é isolado por uma unidade de distância, caindo no chão. Um turno para se levantar.
12-Mover objeto: objeto se move até d10x10 metros por d6 minutos. Não pode estar sendo segurado por outro personagem.
O jogador que cria um personagem Sábio de nível 1 escolhe 3 magias dentre as listadas acima, e ganha 1 magia a cada nível que avança.
Utilizando magias
Para utilizar uma magia, o jogador deve rolar Presença contra DR 10. Se for bem sucedido, a magia funciona. Se rolar um 1 no d20, o personagem ganha 1 Ponto de Sombra.
Como a magia se manifesta
Para que um sistema de magias assim funcione na realidade da Terra-Média, é necessário haver alguma atenção à descrição de como essas magias se manifestam no cenário.
A magia “Cura”, por exemplo, pode parecer destoante à primeira vista. É difícil imaginar, no mundo de Tolkien, um personagem capaz de estender sua mão magicamente iluminada perto da ferida de um companheiro e fechar essa ferida com palavras de poder. Mas a questão é essa: não precisamos imaginar assim.
Na minha mesa, por exemplo, eu narro a utilização de “Cura” como um momento em que o personagem Sábio masca algumas ervas que carrega consigo e aplica a pasta criada na ferida enquanto profere palavras mágicas como as que Gandalf parece proferir em alguns momentos dramáticos da trilogia.
Outro exemplo, agora sobre a magia “Visão do Perigo”. A descrição da magia diz que o mago “encontra armadilhas e ameaças por 2d10 minutos”. O mestre não precisa sugerir que a visão do mago se transforma numa espécie de visão noturna com portas e mecanismos brilhando pra ele na escuridão. Não. O narrador pode, simplesmente, dizer “tem alguma coisa errada com essa porta. Você tem certeza” e a magia terá funcionado sem que a verossimilhança da Terra-Média seja prejudicada.
Espaço para criar
A lista de magias de Retorno da Sombra é bem curta, mas eu incentivo a criação de novas magias por parte dos jogadores. Se estiver em convergência com o tom da Terra-Média e mestre e jogadores concordarem com as regras de funcionamento da magia criada, não vejo por que essa lista não pode aumentar. Acho até interessante como possibilidade de criar Sábios com listas de magias únicas e originais.
Magia pode ser opcional
Se essa lista de magias também não funciona para a sua mesa, sempre existe a opção de ignorá-la. Eu acharia problemático oferecer um jogo com apenas duas opções de classe: o Guerreiro e o Ladrão, mas a classe Espírito Livre permite que jogadores customizem seus personagens e tenham uma variedade interessante de habilidades na mesa mesmo sem a existência de uma classe com acesso à magia.
Essas são as regras de Magia de Retorno da Sombra. Por enquanto, é o melhor que posso oferecer, e eu gosto bastante! Se você quiser entender de onde eu vim pra chegar a essa proposta, discuto mais o processo abaixo:
O primeiro RPG com a temática de O Senhor dos Anéis foi o MERP (Middle-Earth Role Playing), lançado em 1984. Uma das maiores críticas ao jogo é que a magia apresentada se aproxima muito mais da alta magia de Forgotten Realms do que da magia sutil da Terra-Média. Já sabia que esse não seria o caminho.
Já O Senhor dos Anéis RPG, lançado em 2002, apresenta um sistema de magias mais próximo do que se vê nos livros e filmes, mas ainda era extenso e complexo demais pro meu gosto.
O que eu queria, portanto, era um sistema simples de magia sutil. E o que as maiores inspirações de Retorno da Sombra, os RPGs Mork Borg e One Ring, tinham a me oferecer?
O One Ring não contava com personagens magos, mas elfos e anões tinham algumas habilidades mágicas que podiam satisfazer as demandas de alguns jogadores. Eu, pessoalmente, não fiquei satisfeito, e parece que muitos jogadores também não ficaram, dado que circula na internet uma opção caseira de regras de magia para esse sistema.
Mork Borg, por sua vez, apresenta um sistema de magia bastante enxuto. Existe uma lista com 10 poderes mágicos e regras bem simples de como utilizá-los. Os poderes, no entanto, não condiziam com o mundo de Tolkien.
O que eu fiz então foi criar uma nova lista de magias sutis utilizando uma variação as regras do Mork Borg.
Além da lista de magias diferente, a minha regra facilita o uso de magia e minimiza as consequências de falhas críticas para os personagens magos.
É isso! Será que funciona?